02 maio Cefaleia
Já ouviu falar em cefaleia?
Os motivos para a ocorrência de cefaleia, mais conhecida como “dor de cabeça” são diversos, desidratação, pós raquianestesia, enxaqueca e até mesmo o calor faz com que aumente a incidência de cefaleia. Mas existe uma causa que é pouco falada e é uma das mais comuns, a tensão miofascial, também conhecida como cefaleia tensional ou cefaleia cervicogênica. Esta é uma causa na qual a fisioterapia realmente tem atuado e os resultados são muito significativos.
Normalmente o paciente acaba vindo na fisioterapia por outros motivos; lombalgia, cervicalgia, dorsalgia (dor na lombar, cervical e dorsal, respectivamente) e até mesmo para tratar lesões que não tem nenhuma relação com sua dor de cabeça, mas num determinado momento chega à clínica com a cefaleia, dizendo que não está disposto a fazer os exercícios por conta da dor de cabeça e neste momento o fisioterapeuta atua da forma que o paciente menos espera, com algumas manobras miofasciais, e o resultado é impressionante, o paciente fica sem dor e não perde a sessão.
É claro que quando o paciente chega à clínica com um problema postural e principalmente na cervical, fazemos a correlação com a cefaleia na mesma hora, mas quando o paciente tem episódios esporádicos de cefaleia e não está tratando nenhuma patologia relacionada, então acabamos percebendo por acaso que o paciente tem cefaleia tensional, muitas vezes relacionada ao trabalho, seja pela postura que assume na frente do computador ou mesmo pelo estresse. Em casos relacionados a problemas posturais e à postura que o paciente trabalha no dia a dia, principalmente na frente do computador o tratamento é postura, geralmente o RGP tem um ótimo resultado associado à outras técnicas como, estabilização segmentas e manobras miofasciais como citado anteriormente.
Existem também pacientes que relatam sentir tensão na região cervical e dor de cabeça após “uma corridinha”. Neste caso temos que avaliar inclusive se a causa para a cefaleia pós atividade física está ocorrendo pela postura na hora da corrida, portanto temos que avaliar a marcha e a corrida do paciente e se confirmado o tratamento mais indicado para associar ao RPG é a Força Dinâmica.
Artigo Escrito Por:
Claudio Cotter | CREFITO 30874-F
Instagram: @fisiocorredor
- Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
- Especialista em RPG;
- Formação no Método Busquet;
- Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
- Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
- Colunista do Portal Ativo e Webrun;
- Ultramaratonista;
- Consultor da Mizuno segmento running;
- Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.
Leia Mais
-
Ensaios sobre o “novo normal”
Muito se fala sobre o “novo normal” relacionando o antes e depois da pandemia, um divisor de águas e...
-
Ligamento Cruzado Anterior
Ligamento cruzado anterior é uma estrutura do joelho importante para estabilidade do mesmo, e pode s...
-
GYROTONIC® no tratamento da escoliose
A OMS, Organização Mundial da Saúde, estima que 4% da população mundial sofre com dores na coluna de...