11 nov Tipos de Pisada
Quais os Tipos de Pisadas?
A pisada é realmente uma questão que vem cada vez mais confundindo o público geral pelo excesso de informações, muitas vezes erradas, que existem na mídia. Dentro dos conceitos da coordenação motora só existe uma forma correta de pisar, entrando com a lateral do calcâneo (calcanhar), passando pela borda do pé e depois em direção ao hálux (dedão) para que ocorra a propulsão da marcha na altura do primeiro e segundo dedos.
Estes são os principais pontos de pressão que aplicamos no chão quando andamos.
Mas estes termos usados para descrever a pisada já estão caindo em desuso, pois dentro de uma variação normal todos pisamos em pronação, a diferença é que se o indivíduo faz menos de 8 graus de pronação ele é considerado “supinador” ou “subpronador”, de 8 à 15 graus é considerado neutro e com mais de 15 graus “pronador”.
A pisada supinada ou subpronada, com graduação de até 8 graus relaciona-se quando ao tocar o solo, o pé apóia o lado externo do calcanhar e mantém o movimento apoiando-se na borda externa do pé até a elevação do dedinho.
A pisada neutra, com graduação entre 8 e 15 graus, relaciona-se quando ao tocar o solo, o pé apoia o lado externo do calcanhar e roda levemente para dentro, movendo-se em linha reta até a elevação do dedão.
Já na pisada pronada, com graduação acima de 15 graus, quando ao tocar o solo, o pé apóia o lado externo do calcanhar e roda moderadamente ou acentuadamente para dentro até a elevação do dedão.
A questão na verdade está no fato de que este ângulo de movimento pode representar a longo prazo um fator que leva à uma lesão, como o indivíduo pode sofrer adaptações posturais que compensarão essa angulação e pode não ter efeito nenhum sobre suas articulações.
O principal instrumento que temos hoje para corrigir a marcha, sem sombra de dúvidas é a Força Dinâmica, um trabalho de reaprendizado da coordenação motora da marcha.
A CM.2 Clínica Multidisciplinar possui uma avançada avaliação biomecânica para identificar seu tipo de pisada.
Artigo Escrito Por:
Claudio Cotter | CREFITO 30874-F
Instagram: @fisiocorredor
- Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
- Especialista em RPG;
- Formação no Método Busquet;
- Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
- Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
- Colunista do Portal Ativo e Webrun;
- Ultramaratonista;
- Consultor da Mizuno segmento running;
- Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.
Leia Mais
-
Tipos de Pisada
Quais os Tipos de Pisadas? A pisada é realmente uma questão que vem cada vez mais confundindo...
-
Posturologia
Você já ouviu falar em Posturologia? A posturologia teve seu inicio na França, na década de 4...