Se você sente dores constantes nas articulações e isso tem dificultado que você se movimente como alguns anos atrás, é hora de marcar aquela consulta com o médico que você anda escapando, pois você pode estar com artrite.
Poucas pessoas têm o conhecimento sobre a existência da artrite reumatoide, e segundo uma pesquisa da Pfizer, 76% dos pacientes diagnosticados com esse problema de saúde só tomaram conhecimento sobre a existência dessa doença após receber o diagnóstico.
O que é um grande problema, porque essa doença não tem cura, mas é possível preveni-la por exemplo evitando o sobrepeso durante a juventude.
Se você quer conhecer mais sobre a artrite, continue lendo porque separamos um dossiê para te ajudar a lidar com a doença caso você tenha sido diagnosticado ou alguém na sua família sofra com dores causadas por ela.
O desgaste natural da articulação normalmente é o principal fator que causa artrite, por isso o problema é frequentemente associado a idade, além disso, outros fatores podem ocasionar a artrite antes da terceira idade:
O diagnóstico do problema deve ser realizado por um ortopedista, o médico irá avaliar as articulações onde o paciente reclama de dores e verificar possíveis deformidades.
Além disso, pode ser solicitado a realização de exames de Raio-X para que o diagnóstico seja confirmado.
Uma vez diagnosticado o problema que está causando incômodos nas suas articulações, é hora de partir em busca do tratamento que melhor se adéqua às suas necessidades.
Normalmente a primeira medida do seu médico será solicitar que você realize fisioterapia para a articulação onde o problema está ocasionando dor, aliado a medicamentos que irão promover o alívio da dor bem como a diminuição da inflamação.
É sempre importante que o paciente entenda que a artrite é uma doença crônica, ou seja, o tratamento visa o controle da doença que não tem cura.
Por isso, é interessante que o paciente adote um estilo de vida mais saudável, adicionando alimentos com ação anti-inflamatória na rotina, como por exemplo o consumo de gengibre e chá de gengibre.
Além disso, a prática de atividade física com o acompanhamento de um profissional de educação física, irá adaptar a sua rotina de atividades para que o corpo libere hormônios como o cortisol que tem ação anti-inflamatória muito eficaz para colaborar com o seu tratamento de saúde.
A fisioterapia irá ajudar também na diminuição da inflamação local, além de garantir que o paciente tenha melhor condição de mobilidade na articulação acometida pela doença, que é essencial para melhorar a qualidade de vida desse paciente, afinal, as articulações saudáveis garantem que os movimentos sejam sadios e sem causar dores.
O fisioterapeuta irá indicar em cada caso quais são os melhores métodos a serem aplicados no tratamento, e frequentemente irá indicar que o paciente realize 3 aplicações de gelo ao dia, com duração de 15 minutos sobre a articulação onde o problema está instalado.
O gelo irá ajudar a combater a inflamação e melhorar a dor no local, podendo inclusive ser um aliado na diminuição do consumo de anti-inflamatórios.
Outra abordagem para a melhora da qualidade de vida do paciente é em casos onde a articulação afetada pela artrite já se encontra muito desgastada.
Nesses casos o médico deverá sugerir que o paciente substitua a articulação por uma prótese que irá curar a artrite.
É bastante comum que o quadril e o joelho quando acometidos por artrite possuam a indicação de cirurgia para correção do problema e melhora da qualidade de vida do paciente que ficará curado e poderá se movimentar sem dores.
Atualmente estima-se que 2 milhões de brasileiros sofrem de artrite reumatoide, que não só limita a capacidade de movimentação dessas pessoas como também contribui para que a saúde do coração seja negativamente afetada.
Acontece que a artrite promove alterações no nível do colesterol, aumentando consideravelmente as taxas de colesterol ruim no sangue o que contribui para que a saúde do coração seja prejudicada devido ao risco de entupimento das artérias.
Por isso, quando diagnosticado com artrite reumatoide, é essencial que o paciente seja orientado a adotar uma alimentação saudável e equilibrada, diminuindo o consumo de alimentos industrializados, doces e refrigerantes e passando a se alimentar com produtos frescos e saudáveis.
Assim, o paciente consegue controlar de forma mais saudável suas taxas de colesterol através de uma alimentação equilibrada, evitando que seja necessário o consumo de medicamentos para controle das taxas do LDL.
Caso você esteja com dores nas articulações, procure um médico! Agora você já sabe que pode ser artrite e que o tratamento é essencial para a melhora da qualidade de vida.