23 abr Torcicolo
A cervicalgia, popularmente conhecido como torcicolo, é uma condição comum que acomete a região superior da coluna, como o pescoço e até mesmo, os ombros.
Este problema característico e bastante presente entre diversas pessoas, pode ser causado por diversos fatores, dentre eles, a má postura, gerando uma tensão sobre os músculos do pescoço, resultando em quadros dolorosos e na limitação de movimentos.
Quais as principais causas do torcicolo?
O torcicolo pode ser causado por hábitos comuns do dia a dia, como ficar sentado em uma mesma posição por um longo período, especialmente durante o trabalho, visto que esta condição afeta muitas pessoas que têm uma rotina profissional puxada.
Além do fator relacionado ao ambiente de trabalho, outro ponto que pode causar um torcicolo é ter uma noite mal dormida. Dependendo do posicionamento do pescoço ao deitar-se, os músculos ao invés de relaxarem no momento de repouso, acabam ficando tensionados durante toda a noite, fazendo com que o paciente acorde com fortes dores na região cervical.
Como uma equipe multidisciplinar pode auxiliar no tratamento contra o torcicolo?
Por mais que o torcicolo seja um problema que seja sanado em questão de dias, em certos casos, o paciente acaba convivendo mais de uma semana com os sintomas, o que se faz necessário a procura por um tratamento.
Em uma clínica multidisciplinar, a equipe faz uma avaliação dos sintomas que estejam incomodando e indica o tratamento que vai trazer resultados mais significativos ao paciente, em um menor espaço de tempo. Para o tratar o torcicolo, o Método Busquet, a Quiropraxia, Fisioterapia e Acupuntura são bem-vindos, visto que são técnicas que buscam reequilibrar a harmonia do sistema musculoesquelético, mas com abordagens diferentes.
Como evitar o torcicolo?
Existem hábitos simples que podem ser adotados para evitar o torcicolo, assim como outros problemas que podem afetar a coluna.
Boa postura
Primeiramente, tenha uma boa postura, sem que a coluna fique curvada em excesso, visto que esta posição tensiona os músculos e gera rigidez articular, resultando em dores que vão além do torcicolo.
Faça pausas
Evite ficar muito tempo em uma mesma posição, especialmente no ambiente de trabalho. Levante-se e caminhe um pouco para fazer o corpo trabalhar, as articulações se lubrificarem e o sangue circular melhor.
Cuidado ao dormir
Certifique-se de que escolheu um travesseiro que mantenha seu pescoço alinhado com o restante da coluna e não durma de barriga para baixo.
Pratique esportes
A prática esportiva é indispensável para uma vida saudável, e com a coluna não é diferente. O movimento mantém a mobilidade articular e músculos mais resistentes e ativos, prevenindo contra uma série de problemas que podem acometer o paciente.
Leia Mais
-
Postura
Você tem uma Postura correta? A postura de cada paciente é diferente, seja pela genética, sej...
-
Síndrome do Piriforme
Já ouviu falar na Síndrome do Piriforme? Síndrome do Piriforme é confundida muitas vezes com ...
-
Alongamento
Você faz alongamento? Vamos começar a esclarecer para o que serve o alongamento em cada situa...