13 set Mitos e verdades sobre a Fisioterapia
Certamente, quando se fala em Fisioterapia muitas pessoas acreditam que a terapia se baseia em sessões monótonas e por diversas vezes sequer completam sua recuperação por conta do pré-conceito sobre a especialidade.
Neste artigo, viemos desmistificar alguns aspectos relacionados à Fisioterapia, que pode ser até mesmo confundida com outras especialidades do segmento da saúde.
A Fisioterapia é o mesmo que massagem?
Mito.
Apesar de a Fisioterapia realizar massagens, os movimentos proporcionados pela terapia visam a reabilitação do paciente, sem focar em massagens relaxantes. Além disso, a massagem aplicada pelo fisioterapeuta visa estimular a musculatura corporal e o fluxo sanguíneo no local de uma determinada lesão.
Fisioterapeuta só intervém em problemas musculares?
Mito.
A Fisioterapia tem por objetivo tratar de problemas relacionados ao sistema musculoesquelético, ou seja, tudo no que diz respeito ao corpo como os ossos, tendões, ligamentos e grupos musculares que permitem a realização de movimentos.
Fisioterapia dói?
Sim e não.
A Fisioterapia tem por objetivo diminuir a dor sentida pelo paciente e reabilitá-lo para que volte a realizar suas atividades naturais. No entanto, o processo de recuperação e fortalecimento pode causar desconfortos durante e realização de exercícios específicos que são designados de acordo com o quadro clínico.
Alterações psicológicas podem causar dores motoras?
Verdade.
Nos dias atuais, o estresse está muito presente no nosso cotidiano por diversos fatores como trabalho, família, desemprego e outros agentes contribuidores. A tensão ocasionada pelo estresse impacta diretamente na saúde corporal, tensionando os músculos e gerando quadros dolorosos como o tradicional torcicolo ou até mesmo doenças mais graves como a fibromialgia.
Só quem está lesionado que pode fazer Fisioterapia?
Mito.
A terapia também atua como uma forma de prevenir lesões com exercícios voltados para o fortalecimento da musculatura corporal, além de auxiliar em uma melhor postura, por exemplo.
Bebês podem fazer Fisioterapia?
Verdade.
O processo de desenvolvimento da criança é demorado e as articulações não estão totalmente formadas, o que pode acarretar em problemas motores no futuro por conta de um desvio de marcha, por exemplo.
A Fisioterapia em bebês realiza movimentos suaves que contribuem para o desenvolvimento do sistema musculoesquelético e proporcionam uma melhor qualidade de vida e bem-estar aos pequenos, prevenindo contra possíveis alterações motoras que podem se desenvolver ao longo do processo do crescimento.
Leia Mais
-
Como fatores psicológicos afetam uma lesão?
Muitas pessoas, sejam atletas profissionais ou amadores, tendem a sofrer com lesões ao longo de sua ...
-
Você está pronto para o acaso?
Assistindo uma entrevista do Luiz Felipe Pondé com Jorge Forbes, mais uma vez veio um insight de com...
-
A felicidade de cada um
Ser feliz ou estar feliz. Seja no trabalho, na vida pessoal, com amigos, familiares, na mídia, enfim...