11 nov Lesões em Ciclismo
Você Sabe Quais são os Dois Tipos de Lesões em Ciclismo?
Existem dois tipos de lesões em ciclismo. As traumáticas, por quedas, e as causadas por esforços repetitivos. É claro que nas quedas a maior parte das lesões importantes são as contusões (batidas) que ficam apenas com hematomas e edema (inchaço), as escoriações que são os ralões, e finalmente as fraturas das mais variadas, costelas, clavícula, vértebras, e muitas outras.
Dependendo apenas da forma como o ciclista cai e do estado do local por onde ele está passando.
Quanto à estas lesões não temos muito o que fazer, apenas tomar o máximo de cuidado com muita atenção e arriscando o mínimo possível, principalmente em treinos que não tem nada em jogo.
Já as lesões de repetição ou por esforços repetitivos se caracterizam por serem na maior parte crônicas, pois geralmente ocorrem por excesso de treinos ou mau posicionamento da bicicleta ao ciclista ou ainda pelos dois fatores somados que é o mais comum. São lesões como as tendinopatias (tendinites) patelares, do calcâneo, lesões musculares em panturrilhas e na musculatura da coxa e em alguns casos dor lombar e na cervical. O desgaste das articulações também pode ocorrer quando o ciclista pedala por anos com desvios articulares importantes, um exemplo disso é a questão de pedalar com os joelhos rodados para dentro que pode provocar desgastes da cartilagem e/ou menisco do joelho.
Para evitar esses tipos de lesões em ciclismo, existem algumas regras básicas, mas infelizmente não existe uma fórmula que sirva para todos, pois as medidas são muito pessoais, como diz Andy Pruitt em seu livro (Andy Pruitt´s Complete Medical Guide For Cyclists), “Os ajustes da bicicleta são como um casamento entre ela e o Ciclista”.
Estes ajustes têm nome, é o Bike Fit, que se torna cada vez mais importante, não só para o profissional, mas para qualquer um que queira ter conforto ao pedalar e assim evitar lesões, que é o mais importante.
Artigo Escrito Por:
Claudio Cotter | CREFITO 30874-F
Instagram: @fisiocorredor
- Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
- Especialista em RPG;
- Formação no Método Busquet;
- Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
- Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
- Colunista do Portal Ativo e Webrun;
- Ultramaratonista;
- Consultor da Mizuno segmento running;
- Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.
Leia Mais
-
Lesões em Ciclismo
Você Sabe Quais são os Dois Tipos de Lesões em Ciclismo? Existem dois tipos de lesões em cicl...