fbpx

Fascite plantar

Fascite plantar

Também conhecida como síndrome dolorosa subcalcânea, a fascite plantar é uma condição bastante comum, especialmente em homens entre os 40 e 70 anos. No entanto, o problema atinge atletas, como corredores, que treinam sem o devido acompanhamento de um treinador ou fisioterapeuta ou possuem desbalanços durante o movimento.

o que é fascite plantarA fascite plantar pode ser um processo inflamatório ou um espessamento do tecido que fibroso que reveste a planta dos pés, começando na região do calcanhar e se estendendo até os dedos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia, uma a cada dez pessoas vai apresentar esta condição ao longo da vida.

Causas da fascite plantar

A fáscia plantar funciona como um pequeno arco que se estende por toda a sola dos pés e tem por objetivo absorver o impacto causado pela caminhada ou corrida. Caso estas ações sejam frequentes, pequenas fissuras em decorrência da tensão aplicada podem ocorrer nesta estrutura, gerando um estresse na fáscia e causando a inflamação e irritação, em outras palavras, a fascite.

Quando o estresse na fáscia ocorre cronicamente (longos períodos) é mais comum que ocorra o espessamento da fáscia plantar, esta condição se torna bastante comum em corredores que não respeitam sua recuperação, que abusam dos treinamentos ou que apresentam desequilíbrio muscular, causando problemas por esforços demasiados e movimentos repetitivos, indo além da capacidade suportada pelo tecido.

O que são fáscias?

As fáscias são um tecido conjuntivo que revestem e dão forma aos músculos, além de absorver tensões e proteger estruturas, atuando como uma camada protetora em diversas partes do corpo, dentre elas, a planta dos pés.

Sintomas da fascite plantar

O paciente apresenta dor na sola dos pés, mais comumente na região próxima ao calcanhar, tal sintoma se apresenta especialmente pela manhã, durante os primeiros passos. Além disso, o incômodo pode se fazer presente após longos períodos em pé ou sentado. Durante o exercício, o atleta não sente tanto estes sinais, somente após o treino.

Caso os sintomas sejam ignorados pelo paciente e a prática esportiva ou atividades prejudiciais continuem sendo realizadas, o quadro pode se agravar, tornando-se crônico.

Tratamento para fascite plantar

Inicialmente, cabe sempre o diagnóstico clínico e de acordo com o histórico do paciente avaliar possíveis desequilíbrios musculares. Como tratamento, exercícios fisioterapêuticos são prescritos. O acompanhamento tem por objetivo realizar alongamentos e contrações excêntricas do tendão de Aquiles, com trabalhos em conjunto para alongar a fáscia plantar.

Além disso, o paciente deve respeitar o período de recuperação, diminuindo as atividades físicas e diárias que podem causar o estresse da fáscia. Outra forma de distensionar estes tecidos é muito conhecido pelos corredores pelo alívio que proporciona: massagear a sola dos pés com bolinhas de tênis.

Agende sua Consulta

Leia Mais

  • Você tem uma Postura correta?   A postura de cada paciente é diferente, seja pela genética, sej...

  • Já ouviu falar na Síndrome do Piriforme?   Síndrome do Piriforme é confundida muitas vezes com ...

  • Você faz alongamento?   Vamos começar a esclarecer para o que serve o alongamento em cada situa...