A Drenagem Linfática é uma massagem específica realizada com movimentos leves e lentos, que direciona e melhora o fluxo do sistema linfático.
O sistema linfático funciona paralelamente ao sistema circulatório. É formado por uma grande rede de vasos, distribuídos por todo o corpo, coletando os líquidos dispersos, filtrando e direcionando-os para o sistema linfático para serem eliminados na urina. Desta maneira a drenagem linfática manual exerce uma função importante em todo o nosso organismo, melhora a circulação sanguínea eliminando toxinas e diminuindo a retenção hídrica (inchaço), além de ativar a oxigenação celular e nutrição dos tecidos.
Esta massagem deve ser coadjuvante em todos os tratamentos: celulite, gordura localizada, flacidez e estrias, pois potencializa e melhora os resultados.
A drenagem linfática promove um relaxamento muscular, e sensação de bem-estar. Por suas funções e por ser indolor, também é indicada em pós-operatório de cirurgias plásticas faciais, corporais e em gestantes devido ao aumento dos hormônios.
Nos dias de hoje, a Drenagem Linfática é utilizada principalmente para reduzir o tamanho de linfedemas, embora a principal função do sistema linfático é a desintoxicação e eliminação de resíduos metabólicos.
O comprometimento da qualidade do ar, água, alimentos, etc., provoca acumulações significativas de resíduos metabólicos do nosso corpo, alguns dos quais são tóxicos.
Em muitos casos, esse acúmulo de toxinas nos causa fadiga, alterações de humor (os sintomas clínicos dos quais são muitas vezes confundidos com depressão por médicos), etc.
A principal função do sistema linfático é a desintoxicação, mas também desempenha um papel importante na imunidade. A linfa é um fluído extracelular que entra nos vasos linfáticos e é misturado com elementos celulares. O sistema linfático inicia nos sacos linfáticos, nos espaços extracelulares. Estes sacos têm poros, permitindo a passagem de grandes proteínas e outros produtos residuais metabólicos. Quando os sacos linfáticos estão cheios, a linfa entra nos vasos linfáticos. Estes vasos também têm grandes poros e levam uma pequena quantidade de músculos lisos. As paredes dos vasos linfáticos contêm válvulas, direcionando o fluxo de linfa de uma única forma (para o coração).
Ao longo do trajeto dos vasos linfáticos estão nós linfáticos. Quando o fluído atinge estes nodos, infecções, proteínas estranhas e outros materiais estranhos são destruídos. A linfa drenada, continua o seu fluxo. A maior parte do fluído linfático reentra na circulação através do canal torácico (uma conduta de drenagem comum). Através deste duto, a linfa entra nas veias braquiocefálicas.
Não há dúvida de que a drenagem linfática é um método poderoso para redução do linfedema, mas ela também traz uma grande série de benefícios.
O Shiatsu significa “pressão com os dedos” e faz parte da medicina tradicional chinesa, na qual se acredita que todos os problemas são causados por desequilíbrios nos canais
energéticos do ser humano. Os princípios do shiatsu são estruturados dentro da medicina tradicional chinesa que promove a compreensão do indivíduo em uma tríade, formada por mente, corpo e espírito.
Apesar do seu foco na energia, considera também os aspectos anatômicos e fisiológicos, atuando em contraturas musculares, melhorando a vascularização, retorno venoso e normalização do fluxo linfático, havendo uma maior liberação de endorfina e serotonina no organismo, considerados hormônios do bem-estar, o que gradativamente reduz a carga de emoções negativas, como o estresse, raiva, mágoa e ansiedade, perceptível nitidamente após cada sessão.
O shiatsu é usado para aumentar a energia e a consciência sobre si, bem como para regular e melhorar o funcionamento dos órgãos, além de estimular uma maior imunidade contra doenças. É considerado um método que trabalha mais a prevenção do que a cura de enfermidades, proporcionando benefícios como:
• Melhora a circulação sanguínea;
• Diminui dores no corpo;
• Melhora a respiração;
• Melhora a postura;
• Diminui dores menstruais e lombares;
• Previne problemas digestivos;
• Promove bem-estar;
• Alivia a tensão;
• Melhora a qualidade de sono;
• Reduz dores de cabeça;
• Reduz a ansiedade;
• Diminui o estresse;
• Controla desequilíbrios emocionais (como raiva, medo, mágoa, preocupação, instabilidade e choque/trauma);
• Ameniza mudanças de humor;
• Reduz a instabilidade emocional.
Dessa forma, os pontos trabalhados no shiatsu visam manter todas essas funções de forma harmoniosa e saudável, permitindo uma melhor qualidade de vida do paciente.
A massagem relaxante em nossa clínica é uma técnica de terapia manual que tem influência de várias técnicas de massagens e terapia manual ocidentais e pode ter o objetivo de acordo com a necessidade do cliente/paciente. Os objetivos podem variar desde um relaxamento, liberação miofascial, ativação muscular ou até mesmo para ganho de mobilidade articular.
A massagem, diferentemente da fisioterapia, não tem como objetivo tratar patologias, mas sim, trazer uma sensação de bem-estar e melhorar processos fisiológicos com aumento da circulação sanguínea nos músculos e facilitação da drenagem linfática, que é um processo natural do corpo, mas com uma massagem o processo é facilitado.
A diferença entre uma sessão de Drenagem Linfática Manual (DLM) e de Massagem relaxante é que na DLM os movimentos são feitos sempre na direção dos gânglios e a intensidade é sempre leve. Na Massagem Relaxante os movimentos são feitos em diversas direções, o que facilita a liberação dos tecidos mais fibrosos que se embrenham entre músculos, pele e órgãos, chamado de Sistema Fascial e uma segunda diferença importante é que na massagem a intensidade que vai determinar o objetivo, massagens mais leves e lentas tendem a trazer maior sensação de relaxamento e massagens mais intensas e rápidas maior ativação muscular.
A Massagem Desportiva é mais intensa e profunda, pois os atletas tendem a acumular maior tensão muscular pelos treinamentos intensos e necessitam de uma massagem mais profunda e intensa para melhores resultados na liberação dos tecidos. Além disso, esta massagem pode ser um fator que gera prevenção de lesões, já que ao manter a musculatura mais livre de retrações acumuladas com o tempo o atleta mantem uma mecânica de movimento mais eficiente e articulações mais alinhadas.
Outro benefício já muito apoiado pela ciência é a facilitação da função intestinal tanto pelo efeito mecânico das manobras realizadas pelo profissional no abdômen, como pelo efeito reflexo de ativação do Sistema Parassimpático apenas quando realizadas manobras mais leves e relaxantes, efeito também alcançado na Drenagem Linfática Manual.