03 jul Como fatores psicológicos afetam uma lesão?
Muitas pessoas, sejam atletas profissionais ou amadores, tendem a sofrer com lesões ao longo de sua vida esportiva, seja devido aos seus hábitos ou por conta de acidentes durante provas e treinamentos. No entanto, a causa de tais aflições podem estar atrelados a fatores psicológicos, que predispõem aos problemas, além de impactarem na recuperação.
Os impactos da obsessão sobre o corpo
A obsessão por conseguir quebrar metas também pode ter impactos negativos ao corpo, visto que o excesso de treinos, indo além da capacidade corporal, pode prejudicar o atleta, gerando desgastes e desencadeando processos inflamatórios que podem evoluir para uma lesão aguda e, consequentemente, crônica.
Este tipo de problema é bastante comum naqueles que se cobram de forma constante para atingirem seus objetivos no esporte, como atletas de alto nível, que sofrem diariamente em busca da preparação ideal para as provas.
Alterações emocionais dificultam a recuperação
Quando um atleta se lesiona, há uma série de fatores emocionais que precisam de atenção, além do problema em si, uma vez que a combinação do físico com o psicológico dificulta na recuperação, além de prejudicar o indivíduo a longo prazo, causando o risco de a lesão se repetir.
Problemas deste tipo ocorrem devido ao estresse, que faz com que o corpo corresponda com a tensão muscular, impactando na recuperação ou até mesmo, em um risco.
A psicossomática e seus impactos
Doenças psicossomáticas são aquelas que se desenvolvem devido às alterações emocionais. Um exemplo disso está relacionado a repressão de sentimentos ou ao estresse, que podem se desenvolver em uma lesão ou até mesmo uma síndrome gastrointestinal.
Para evitar estas aflições, o acompanhamento psicológico e fisioterapêutico ajuda na melhora destes quadros, uma vez que exercícios que aliviam a tensão muscular e a orientação para a correção ou abolição de hábitos que não são saudáveis à saúde, são realizados.
Leia Mais
-
Como fatores psicológicos afetam uma lesão?
Muitas pessoas, sejam atletas profissionais ou amadores, tendem a sofrer com lesões ao longo de sua ...
-
Você está pronto para o acaso?
Assistindo uma entrevista do Luiz Felipe Pondé com Jorge Forbes, mais uma vez veio um insight de com...
-
A felicidade de cada um
Ser feliz ou estar feliz. Seja no trabalho, na vida pessoal, com amigos, familiares, na mídia, enfim...