06 out Benefícios da fisioterapia
Já conhece os benefícios da fisioterapia para a qualidade de vida? A fisioterapia é uma profissão muito importante, principalmente para a recuperação após traumas. Sendo uma grande aliada da qualidade de vida e do bem-estar de todos os pacientes que passam pelas mãos de bons fisioterapeutas.
Se você não conhece os benefícios da fisioterapia ou não sabe para quais áreas da sua saúde a técnica pode ser aplicada, nós temos informações muito valiosas!
A fisioterapia pode apresentar benefícios preventivos ou curativos. Sendo o tipo de exercício que faz bem para o corpo todo, assim como oferece melhora da autoestima e bem-estar emocional.
Por isso mesmo, sempre que existe a indicação de realizar sessões de fisioterapia, o paciente deve buscar esse tratamento. Que irá recuperar a função de algum membro que foi afetado por problemas.
Principalmente quando se trata de uma fisioterapia curativa, como quando um paciente passa por trauma e precisa da fisioterapia para reaprender os movimentos e recuperar o local afetado.
Existem vários benefícios associados à prática de fisioterapia, conheça agora alguns desses benefícios!
Melhora da postura corporal
É muito comum que as pessoas se movimentem de forma inadequada, o que pode gerar dores no corpo. Seja por sentar-se de qualquer maneira, sem alinhar a coluna ou por não manter a boa postura ao caminhar.
Com a prática de fisioterapia, é possível corrigir essa questão postural, resultando em movimentos mais fluidos e mais bem coordenados.
Dessa forma, é possível evitar dores e comprometimento de articulações, que geralmente são causadas justamente por repetir diariamente posturas inadequadas.
Recuperação neurológica de pacientes
Em casos de indivíduos que sofreram traumatismos cranianos ou que possuem doenças neurodegenerativas, a fisioterapia é muito benéfica. Nesse caso, a fisioterapia neuro-funcional contribui para uma melhora significativa nas funções motoras.
O trabalho entre fisioterapeuta e neurologista deve ser integrado, para que o paciente seja o principal beneficiado. Os exercícios regulares contribuem para que o paciente usufrua de melhor qualidade de vida e aumento da sensação de bem-estar.
Diminuição de dores
As dores osteomusculares são cada vez mais comuns, seja por uma lesão ou por esforços físicos como o carregamento de peso.
Nos casos de dores crônicas, a prática de fisioterapia pode contribuir para a analgesia sem precisar recorrer a medicamentos.
Sendo muito mais benéfico para a analgesia, tendo em vista que, a fisioterapia não apresenta efeitos colaterais indesejados.
Ao diminuir as dores e movimentar a área afetada por alguma doença ou lesão, o fisioterapeuta é capaz de melhorar a mobilidade.
Portanto, a fisioterapia é muito eficaz para a recuperação de membros que foram afetados com algum tipo de dor.
Melhora de doenças respiratórias
A fisioterapia também pode ser respiratória, contribuindo para que o paciente aperfeiçoe o transporte do oxigênio.
Dessa forma, os problemas de respiração melhoram ou apresentam remissão. Contribuindo para uma melhor oxigenação dos tecidos e consequentemente, aumento da qualidade de vida. Pode-se destacar os benefícios da fisioterapia respiratória para quadros de asma e bronquite.
Diminuição de problemas urinários
A fisioterapia pélvica, também é responsável por diminuir problemas urinários, como quadros constantes de infecções urinárias.
Problemas como incontinência urinária ocasionam redução da qualidade de vida e podem ser combatidos com a fisioterapia específica para a região.
A fisioterapia pode tratar muitos tipos de distúrbios na região pélvica, sendo importante até mesmo para um parto mais saudável.
Mulheres que estão grávidas, podem recorrer a fisioterapia para preparar o corpo para um parto natural mais saudável.
Controle da insônia
Quem sofre com insônia, pode ter na fisioterapia vários benefícios. A insônia pode ser causada por problemas de respiração, má simetria corporal, síndrome das pernas inquietas e muitos outros motivos.
Ao adicionar a fisioterapia em sua rotina, é possível utilizar a técnica para auxiliar a controlar os sintomas que causam a insônia.
Dessa forma, a qualidade de vida sobe ao poder dormir uma noite inteira com tranquilidade e bem-estar.
Afinal, ao longo da noite o corpo secreta vários hormônios importantes. Que são responsáveis pela sensação de estar descansado e renovado.
Portanto, é fundamental dormir bem todas as noites para usufruir de uma vida mais saudável e muito mais bem-estar.
Restaura a saúde física e emocional
A fisioterapia é capaz de restaurar a saúde física e recuperar a autoestima. Fortalecendo a saúde mental e ajudando a recuperar o prazer em viver. Afinal, o paciente recupera a satisfação ao se ver livre de dores inconvenientes e constantes.
Portanto, a fisioterapia tem um caráter muito importante na reabilitação de diferentes doenças. Quem nunca adotou a prática, deve experimentar caso perceba qualquer necessidade.
Quem pode procurar fisioterapia?
Todas as pessoas podem ser beneficiar de fisioterapia, seja qual for a fase de vida que a pessoa está passando. Em geral, quando existe alguma patologia que a fisioterapia é capaz de tratar, o médico indica algumas sessões.
Caso nenhum médico tenha feito a indicação, o próprio paciente pode buscar um fisioterapeuta e conversar com o profissional. De modo que, possa passar por uma avaliação e identificar se as sessões podem ajudar no tratamento desejado.
Fisioterapia é para todas as idades
A fisioterapia é importante para todas as idades, podendo ser usada para reabilitar crianças, idosos, auxiliando no processo de gravidez e em todas as fases de vida.
Seja qual for a idade, as pessoas podem se beneficiar de sessões de fisioterapia bem executadas. O ideal, é sempre buscar orientação de um bom profissional. As sessões de fisioterapia podem ser executadas em qualquer ambiente, desde que seja uma sessão inteiramente conduzida por um profissional capacitado.
Dessa forma, o principal beneficiado é o paciente, que terá a recuperação plena de sua saúde e qualidade de vida.
Leia Mais
-
Postura
Você tem uma Postura correta? A postura de cada paciente é diferente, seja pela genética, sej...
-
Síndrome do Piriforme
Já ouviu falar na Síndrome do Piriforme? Síndrome do Piriforme é confundida muitas vezes com ...
-
Alongamento
Você faz alongamento? Vamos começar a esclarecer para o que serve o alongamento em cada situa...