11 out Cartilagem
Você Sabe o que é Cartilagem?
Muitos pacientes chegam na CM.2 Clínica Multidisciplinar com diagnóstico de Artrose, Osteoartrose, Lesão na Cartilagem (Lesão Condral). O pior é que eles abrem os exames e lêem o resultado da Ressonância Magnética com descrições como, degeneração crônica, afilamento da cartilagem e outras informações que para quem é leigo no assunto só servem para assustar. É bom esclarecer que a cartilagem é um envoltório do osso na região articular que serve para minimizar o atrito na articulação e ajuda a absorver o impacto.
Os ligamentos são estabilizadores estáticos, isto significa que eles servem de freio para o movimento exagerado, mostrando o limite do movimento articular, geralmente ligando 2 ossos.
O complexo Músculo-Tendão funciona como estabilizador dinâmico, acelerando e freando movimentos, o músculo se insere nos ossos por meio dos tendões.
O fato é que muitas vezes diagnósticos como os citados acima têm que ser avaliados clinicamente para correlação com os sintomas, a partir daí começamos a definir o tamanho do problema.
Ao contrário do que se pensava antigamente fazer repouso nem sempre é a solução, pois atividades físicas bem orientadas podem ajudar até mesmo a melhorar as condições fisiológicas de uma articulação que já tenha alguma alteração.
Hoje já se sabe que o movimento é extremamente importante para a cicatrização e drenagem de uma articulação que tenha uma lesão ou simplesmente líquido (derrame intra-articular). Existem também muitos tratamentos para alguns tipos de lesões como o PRP (Fator de Crescimento), Transplante de Condrócitos, Infiltrações com medicamentos que tratam a articulação em médio prazo, diferentemente de infiltrações de Corticoesteróides que aliviam a dor na hora e depois traziam efeitos colaterais a longo prazo.
Temos muitas opções como Treinamento Funcional, Pilates, Treinamentos de força e equilíbrio na cama elástica, além de muitos outros tipos de trabalhos físicos, que nada mais são do que fortalecimento muscular reproduzindo situações cotidianas e no caso do atleta, situações do esporte, imitando o gesto esportivo.
Estes trabalhos físicos mais complexos são ideais para desenvolver uma melhor estabilização articular, com isso preservando as articulações por muito mais tempo, comparado à musculação, que tem como princípio apenas fortalecer o músculo sem se preocupar com a função articular e a coordenação do movimento.
Artigo Escrito Por:
Claudio Cotter | CREFITO 30874-F
Instagram: @fisiocorredor
- Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo;
- Especialista em RPG;
- Formação no Método Busquet;
- Pós Graduado em Medicina Psicossomática – Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
- Ex-Fisioterapeuta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol (CBF);
- Colunista do Portal Ativo e Webrun;
- Ultramaratonista;
- Consultor da Mizuno segmento running;
- Sócio-fundador da CM.2 Clínica Multidisciplinar.
Leia Mais
-
Postura
Você tem uma Postura correta? A postura de cada paciente é diferente, seja pela genética, sej...
-
Síndrome do Piriforme
Já ouviu falar na Síndrome do Piriforme? Síndrome do Piriforme é confundida muitas vezes com ...
-
Alongamento
Você faz alongamento? Vamos começar a esclarecer para o que serve o alongamento em cada situa...