30 jul Benefícios do Método Busquet
Por meio do trabalho sobre as cadeias musculares, o Método Busquet preza pela rápida recuperação do paciente, com técnicas manuais, que visam adaptar processos que não são eficientes para o corpo e podem estar predispondo ou favorecendo uma lesão. O principal foco é o reequilíbrio fisiológico, trazendo diversos benefícios à qualidade de vida do indivíduo.
As técnicas manuais adotadas pelo Método Busquet também permitem que o corpo se readapte a uma postura que promovem um melhor desempenho biomecânico.
As cadeias fisiológicas
Ao todo, existem dois grupos de cadeias fisiológicas que são trabalhadas e beneficiadas pelo Método Busquet, sendo elas divididas em muscular e conjuntiva.
A cadeia muscular, também chamada de dinâmica, abrange grupos responsáveis por movimentos de extensão, flexão, além daquelas que são nomeadas como abertas cruzadas e fechadas cruzadas. Estes músculos estão espalhados por todo o corpo e estão ligados de maneira indireta, no entanto, quando há uma descompensação no corpo, os mesmos são afetados, uma vez que estes se comportam de maneira uniforme.
Já a cadeia de estabilidade, diz respeito ao sistema conjuntivo, promovendo estabilidade musculoesquelética, neurovascular e visceral. Quando há algum tipo de intercorrência no corpo, ambas as cadeias podem ser afetadas ou gerar um efeito cascata que acomete outras regiões à medida que o paciente não procura o tratamento.
Quais os benefícios do Método Busquet?
A técnica, como já mencionado, preza pelo trabalho da unidade corporal, utilizando técnicas manuais e posturais para o tratamento de uma série de aflições, desde a diminuição dos efeitos da artrose, torcicolo, ajuste posturais e melhorar no desempenho funcional do dia a dia.
Durante o tratamento, o paciente tem um acompanhamento constante do fisioterapeuta, que faz avaliações recorrentes e, se achar necessário, pode mudar a abordagem a fim de trazer um efeito positivo no final de todo o processo.
Além disso, o Método Busquet também pode ser aplicado como uma forma de prevenção de problemas que podem impactar no dia a dia do paciente ou na performance esportiva, caso o indivíduo seja praticante. O relaxamento de cadeias musculares, diminui as tensões causadas pós-exercício ou após o um dia puxado no trabalho.
A técnica também parte do aconselhamento por parte do fisioterapeuta que acompanha no tratamento, uma vez que este profissional também pode aconselhar o paciente a corrigir movimentos que estão sendo prejudiciais em sua rotina, a fim de evitar o tensionamento das cadeias musculares e predispô-lo a alguma patologia ou lesão.
O trabalho do Método Busquet vai além do ajuste postural e do sistema musculoesquelético, uma vez que a cadeia visceral também é impactada ao longo do tratamento.
Caso o paciente tenha problemas gástricos, esta enfermidade pode causar bloqueios às cadeias musculares, e prejudicar sua funcionalidade. Por meio de manobras no tratamento, esta deficiência funcional é corrigida, reequilibrando o corpo.
Quem se beneficia do Método Busquet?
Todos podem se beneficiar do Método Busquet, desde recém-nascidos com problemas congênitos, crianças que sofrem com as tradicionais dores do crescimento, atletas que desejam ter uma melhor percepção corporal e idosos, vítimas de patologias degenerativas, como a artrite e artrose.
O diferencial está na filosofia que o Método Busquet prega, enxergando o corpo como um todo, trabalhando não só o sistema musculoesquelético, mas cadeias viscerais, que dizem respeito aos órgãos internos e fazem a diferença no tratamento de patologias, uma vez que a origem pode estar atrelada a uma cadeia onde outras técnicas não trabalham.
Existem contraindicações para o Método Busquet?
De maneira geral, não existem contraindicações para o paciente ser submetido ao Método Busquet, contudo, caso o indivíduo seja portador de alguma doença preexistente, o fisioterapeuta deve ser informado para que a avaliação seja feia considerando a presença tal problema.
Leia Mais
-
Postura
Você tem uma Postura correta? A postura de cada paciente é diferente, seja pela genética, sej...
-
Síndrome do Piriforme
Já ouviu falar na Síndrome do Piriforme? Síndrome do Piriforme é confundida muitas vezes com ...
-
Alongamento
Você faz alongamento? Vamos começar a esclarecer para o que serve o alongamento em cada situa...