fbpx

A Fisioterapia pode me ajudar mesmo eu estando saudável?

A Fisioterapia pode me ajudar mesmo eu estando saudável?

Embora exista o pré-conceito de que a Fisioterapia só traz benefícios para pacientes que estão se recuperando de um procedimento pós-cirúrgico ou uma lesão, a técnica também é importante para pessoas saudáveis, uma vez que os exercícios propostos podem prevenir contra dores articulares e até mesmo lesões, dando uma melhor flexibilidade e resistência muscular.

A Fisioterapia pode me ajudar mesmo eu estando saudável?Também conhecida como Fisioterapia preventiva, tem por objetivo orientar seus pacientes para que adotem certos hábitos no dia a dia que sejam saudáveis para o sistema musculoesquelético, uma vez que atitudes inadequadas podem causar desgastes articulares, tendinosos e musculares.

Fisioterapia na terceira idade

A Fisioterapia nesta etapa da vida pode beneficiar pacientes idosos, mesmo que estejam saudáveis, já que as sessões melhoram a percepção corporal, permitindo que o indivíduo saiba interpretar melhor suas sensações com relação às dores articulares, bastante comuns na terceira idade devido ao enrijecimento natural do corpo.

Ter o acompanhamento da Fisioterapia na terceira idade faz com que pacientes evitem quedas dentro de suas residências, com atividades que exercitem sua noção de espaço e ainda servem como um treinamento para levantarem do chão em eventuais quedas.

Como a Fisioterapia atua em indivíduos saudáveis?

O acompanhamento fisioterapêutico em pessoas saudáveis, previne contra os ‘vícios’ funcionais diários, que trazem um desgaste excessivo das articulações, favorecendo para que lesões por esforço repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) não ocorram.

Em atletas a Fisioterapia tem seu papel também, uma vez que as sessões auxiliam o esportista a corrigir certos movimentos que podem vir a contribuir em seu desempenho na modalidade, favorecendo a flexibilidade e melhorando a amplitude de movimentos.

Contudo, vale sempre a avaliação prévia para o direcionamento correto do paciente. Caso o indivíduo trabalhe em uma condição onde esforços repetitivos são realizados, o fisioterapeuta traça uma abordagem específica para aumentar a variedade de movimentação, aumentando assim sua adaptabilidade. Este processo é importante tanto para atletas como para sedentários, pois favorece ganho de mobilidade articular e ajuda muito no processo de prevenção de lesões e dores.

Além disso, o paciente deve respeitar o período de recuperação, diminuindo as atividades físicas e diárias que podem causar o estresse da fáscia. Outra forma de distensionar estes tecidos é muito conhecido pelos corredores pelo alívio que proporciona: massagear a sola dos pés com bolinhas de tênis.

Agende sua Consulta

Leia Mais

  • Você tem uma Postura correta?   A postura de cada paciente é diferente, seja pela genética, sej...

  • Já ouviu falar na Síndrome do Piriforme?   Síndrome do Piriforme é confundida muitas vezes com ...

  • Você faz alongamento?   Vamos começar a esclarecer para o que serve o alongamento em cada situa...