Assim como o Pilates, o GYROTONIC® é um método de exercícios realizados em um equipamento próprio que permite a execução de diversos tipos de movimentos que melhoram a capacidade física do praticante.
Os equipamentos e exercícios do Método GYROTONIC® foram criados por Julius Horvath em 1982, bailarino Romeno que após uma grave lesão no tendão de Aquiles se afastou dos palcos e passou vários anos praticando Yoga e estudando até desenvolver o método.
Diferente dos aparelhos usados em uma academia convencional, o Método GYROTONIC® possibilita a diversificação de movimentos em 360º, atingindo e exercitando músculos que não são atingidos em aparelhos comuns, que exigem apenas movimentos lineares com o corpo.
A Professional Pulley Tower, é um o equipamento para a realização dos exercícios que possibilita a realização de movimentos espiralados e ondulados, aprimorando a capacidade de sustentação dos músculos em volta da coluna vertebral e permitindo o desenvolvimento da percepção do corpo no espaço, com resultante melhora do tônus, força, flexibilidade e equilíbrio da coluna. Além disso, os exercícios são completamente ajustáveis e adaptam-se ao biotipo de cada praticante. A resistência aplicada também pode ser ajustada de acordo com o nível e condição do paciente.
Se tratando de uma prática relativamente nova, o Método GYROTONIC® pode ser encontrado em clínicas especializadas como a CM.2, que têm fisioterapeutas qualificados para um melhor aproveitamento da prática no método, indicando os exercícios mais adequados para cada paciente e realizando as correções e ajustes individualizados de acordo com a necessidade.
Uma sessão tem duração de uma hora onde o fisioterapeuta dividirá em etapas como aquecimento, exercícios respiratórios, exercícios integrados de coluna e membros e por fim um relaxamento.
Para pessoas que sofreram um trauma articular, o Método GYROTONIC® é indicado com o objetivo de restaurar a mobilidade articular equilibrando o ganho de força, alongamento, coordenação e regulando a postura. O método desenvolve a consciência do movimento e de como recrutar a musculatura envolvida no exercício, exigindo controle mental e do corpo aliviando assim também o estresse e prevenindo doenças cardiovasculares.
Atualmente, o método é usado em todo o mundo com grande sucesso entre os dançarinos, esportistas, no campo da reabilitação após lesões, em vários hospitais e consultórios de fisioterapia além de um condicionamento geral e trabalho preventivo para pessoas de todas as esferas da vida, desde crianças a idosos.
Pacientes que são portadores de alterações na coluna, como a escoliose, também podem se beneficiar do Método GYROTONIC®, uma vez que os sintomas desta condição causam dores e limitação funcional, problemas que podem ser eliminados com a aplicação das técnicas do método, promovendo uma melhora em tais quadros.
Ser adepto à prática do GYROTONIC® não traz nenhum malefício à saúde e não traz contraindicações. Homens, mulheres e idosos estão permitidos a praticar, já que os benefícios são inúmeros.