18 out Lesões mais comuns no futebol
O futebol é um esporte de contato e imposição física, o que necessita do devido preparo para suportar a intensidade de uma partida, seja em um jogo profissional ou os tradicionais “rachões” aos finais de semana.
Tanta intensidade nos jogos, independentemente de sua condição, pode trazer lesões que afastem os atletas dos gramados e quadras por meses e, sem a devida recuperação, colocar um ponto final em suas carreiras ou na atividade física ocasional.
Mesmo que o estilo de jogo seja diferente, as mesmas lesões que acometem jogadores profissionais podem prejudicar os ‘peladeiros’ de plantão’, por isso, vale sempre o cuidado antes de praticar quaisquer atividades físicas, além de buscar a avaliação de um ortopedista para o direcionamento adequado caso ocorra algum tipo de lesão ou desconforto.
O futebol profissional e o alto índice de lesões
De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), durante um ano de Campeonato Brasileiro, durante as 38 rodadas, houveram 327 lesões com 177 lesionados nos primeiros 19 jogos e outros.
As posições mais reincidentes nestes casos são os atacantes, ocupando 24% e zagueiros, que acumulam 21%. Funções que no campo de jogo estão em constante contato contra o adversário, além de serem antagônicas, quando se tratam de equipes adversárias.
O levantamento também aponta que lesões musculares na coxa são predominantes e responsáveis por 35% dos problemas, seguidos por outros 15% do joelho.
Lesões do joelho
As lesões no joelho acometem muitos atletas, afetando os ligamentos cruzados anterior e posterior. Estes problemas são divididos em graus, que vão de I a III, se diferenciando pelo o ocorrido com o ligamento, classificando-se como distensão nos quadros mais leves, ruptura parcial na segunda classe e rompimento total dos ligamentos na situação mais grave.
O rompimento de ligamentos e estruturas musculares ocorre por conta do esforço excessivo durante as partidas, desalinhamentos articulares e erros biomecânicos, fazendo com que os ligamentos sejam exigidos além de sua capacidade, e assim, rompendo-se. Vale ressaltar que este problema não é exclusivo de atletas profissionais, podendo afetar também os amadores durante a prática esportiva.
Lesões musculares
Estes problemas são bastante comuns e afetam, em especial, os membros inferiores por conta da impulsão e explosão durante corridas e movimentos durante o jogo. Um trauma na região pode também lesionar o músculo, além do esforço excessivo e a má recuperação entre uma partida e outra.
Fisioterapia
Ter o acompanhamento fisioterapêutico nestes casos é essencial para evitar a reincidência da lesão. Além disso, o Recovery esportivo tem seu papel de importância para recuperar o corpo pré e pós-exercício físico, prevenindo contra lesões.
Leia Mais
-
Dor no Tornozelo sem Entorse?
É Possível Sentir Dor no Tornozelo sem Entorse? Dor no tornozelo sem entorse? Você está corre...
-
Como retornar aos treinos depois de uma lesão
Confira Qual a Melhor Forma de Retornar aos Treinos Depois de uma Lesão Como retornar aos tre...
-
Sua rotina pode evitar lesões
Você Sabia que a Sua Rotina pode Evitar Lesões? Sua rotina pode evitar lesões. Quem já treino...