Desenvolver análise crítica, visão biopsicossocial e técnicas mais assertivas em tratamentos individualizados, além da interação com equipe multidisciplinar.
Este convívio, sem dúvida, prepara melhores profissionais no segmento da fisioterapia, uma vez que estar presente em um ambiente que promove situações reais, traz uma bagagem aos estudantes ou fisioterapeutas recém-formados.
Irá traçar condutas de tratamento assertivas
Aprenderá diversas técnicas de terapia manual
Compreenderá a importância de uma análise biomecânica
Criará vivência clínica diretamente com o paciente
Durante o seu período de mentoria, você terá o acompanhamento e orientações do fisioterapeuta, Claudio Cotter, profissional experiente e com uma ampla grade de conhecimento.
Estudantes de fisioterapia e fisioterapeutas formados, que sentem a necessidade de desenvolver raciocínio de tratamento e prática de atendimento.
horas de vivência
horas de treinamento
anos de experiência
pacientes atendidos
No contexto atual, sabemos que muitos estudantes de fisioterapia estão saindo das faculdades com pouca prática clínica de avaliação e tratamento.
Muitos procuram estágios, mas a maior parte das clínicas não veem mais vantagem em terem estagiários circulando pelos seus serviços de atendimento, assim existem poucas oportunidades de vivência prática.
Nossa proposta é que em 10 horas de treinamento/mentoria, somados com mais 50 horas de vivência de uma clínica multidisciplinar o (a) fisioterapeuta desenvolva capacidade analítica de definir uma conduta assertiva, com base na Prática Baseada em Evidências (PBE), e desenvolvendo raciocínio lógico na interpretação do histórico do paciente, somando aos sinais apresentados em testes físicos, além de uma visão biopsicossocial, abordagem imprescindível na fisioterapia atual.
Nosso treinamento se inicia com uma conversa para entender o momento do (a) estudante ou do (a) fisioterapeuta. Através do desenvolvimento de conceitos básicos numa visão analítica, será possível aplicar esta abordagem em qualquer área da fisioterapia e a partir deste ponto, começamos a colocar em prática estes conceitos dentro da abordagem biopsicossocial, com foco em tratamento de doenças ortopédicas, reabilitação esportiva e postural.
Durante as 10 horas de treinamento/mentoria desenvolvemos um raciocínio lógico em testes avaliativos, técnicas de conscientização corporal, liberações miofasciais focadas e exercícios funcionais que respeitem a individualidade do paciente e que façam sentido dentro do raciocínio clínico.
Pensando em preparar o aluno (a) ou fisioterapeuta para a vivência clínica, nosso treinamento/mentoria, tem por objetivo abordar os seguintes aspectos e técnicas durante o convívio, como:
As técnicas de liberação miofascial viraram uma febre nas clínicas e até mesmo dentro das academias, mas em geral são aplicadas de forma aleatória, sem análise do caso, sem foco na biomecânica. Portanto, vamos mostrar a maneira mais eficiente de aplicá-la, assim como, mostrar que uma análise prévia do paciente faz a diferença no plano de tratamento para melhores resultados com a terapia manual.
Este é o grande diferencial do fisioterapeuta, desenvolver uma visão analítica, tanto na conduta dos exercícios, como na terapia manual, pois manobras realizadas de forma aleatória, sem objetivo de ganhos no desempenho biomecânico, podem ser comparadas com massagens. Ao contrário disso, o que nos diferencia como fisioterapeutas, é esta capacidade de análise e tratamento da função, associando terapia manual objetiva e conduta de exercícios que construam um corpo melhor adaptado para suas funções.
A análise biomecânica também faz parte do treinamento e contribui para traçar os objetivos do tratamento com maior eficiência. São usados casos reais durante o treinamento e os (as) participantes desta mentoria, tratam e são tratados em duplas para vivenciarem o que o paciente sente, desenvolverem habilidades manuais e análise crítica sobre quais ferramentas (técnicas) valem serem usadas em cada caso.
Através de reuniões clínicas, o aluno tem uma maior imersão e um conhecimento aprofundado na discussão junto da equipe de fisioterapia. Este exercício auxilia no atendimento, preparo e vivência em atividades em conjunto quando estiver em um ambiente profissional no futuro, além de vivenciar a troca de experiências entre fisioterapeutas que atendem pacientes em equipe, cada um utilizando suas especialidades.
Na CM.2 Clínica Multidisciplinar, toda a equipe de profissionais se reúne para a discutir casos clínicos presenciados durante o mês. Neste o encontro, fisioterapeutas, acupunturistas, quiropraxistas, médicos, dentistas, educadores físicos e nutricionistas se fazem presentes.
Este contato com outras especialidades é de suma importância para o aluno criar identificação com outras áreas e compreender a importância do trabalho em conjunto e de como as diferentes visões contribuem para a melhora do quadro do paciente.
Discutir casos reais vivenciados no dia a dia de uma clínica multidisciplinar aumenta o senso crítico dos alunos, aspecto que serve como aprendizado para o exercício da profissão no futuro.
A abordagem biopsicossocial consiste em identificar hábitos diários do paciente, que desencadeiam descompensações biomecânicas ou provocam algum quadro de dor ou patologias.
Durante as aulas de mentoria, o aluno será inserido nesta abordagem e irá compreender como hábitos comuns do dia a dia têm influência direta com o sistema musculoesquelético.
A abordagem psicossomática procura entender como aspectos emocionais influenciam diretamente em lesões motoras ou quadros de dores musculoesqueléticas.
O estresse e a ansiedade são os principais causadores de tensões musculares e problemas que desencadeiam limitações funcionais. Por isso, entender além do fator biomecânico, o aluno também terá orientações para identificar o impacto das emoções sobre o corpo e como lidar com memórias somatizadas, que se traduzem em sintomas de dor, formigamentos e irradiações.
Enriqueça seu conhecimento prático em fisioterapia com a mentoria da CM.2 e esteja mais preparado para o mercado profissional!
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